Subir

Apple é culpada de evasão fiscal e é aplicada uma multa histórica


A Comissão Europeia declarou hoje a marca da maçã como culpada de evasão fiscal na Irlanda. A tecnológica será obrigada a pagar uma multa de até 13 mil milhões de euros.




Em 2014, o órgão executivo da União Europeia acusou a criadora do iPhone de práticas fiscais ilegais na Irlanda e o Governo de Dublin estaria a conceder “facilidades fiscais” à empresa. Hoje a CE confirmou estas acusações e vai obrigar a Apple a pagar até 13 mil milhões de euros em impostos atrasados.
A comissária europeia para a concorrência, Margrethe Vestager, afirmou que os benefícios fiscais cedidos à Apple pelo governo irlandês estão em clara violação das leis da UE. Vestager diz que esta “relação especial” permitiu à fabricante de smartphones pagar apenas 0,005% de impostos sobre os lucros de 2014.
De acordo com a investigação europeia, dois regulamentos fiscais emitidos por Dublin ofereciam à Apple condições especiais que lhe permitiam usufruir de uma taxa de impostos substancialmente inferior à prevista na legislação europeia.
Informações oficiais indicam que a Apple terá de restituir ao Governo irlandês os impostos que falhou em pagar entre 2003 e 2014. O valor da sanção pode ser ainda maior, com a adição de juros. A Comissão apenas pode exigir a restituição de benefícios ilegais concedidos pelo Estado num período máximo de 10 anos antes do primeiro pedido de prestação de informações sobre a situação em causa.
Bruxelas afirma que a Apple optou por registar na Irlanda todas as vendas dos seus produtos no Mercado Único Europeu, o que lhe permitia beneficiar significativamente das condições fiscais especiais oferecidas pelo Governo local.

António Felisberto Web Developer

Morbi aliquam fringilla nisl. Pellentesque eleifend condimentum tellus, vel vulputate tortor malesuada sit amet. Aliquam vel vestibulum metus. Aenean ut mi aucto.

Sem comentários:

Enviar um comentário